efdeportes.com
Lista de trabalhos de iniciação científica na área da Educação
Física na Universidade do Estado do Rio de Janeiro: 1992 - 2005
Lista de trabajos de iniciación científica en el campo de la Educación Física en la Universidad del Estado de Río de Janeiro: 1992 - 2005
Basic scientific researches' list of works in Physical Education at State University of Rio de Janeiro: 1992 - 2005

   
*Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
**Biblioteca de Artes, Educação Física e Letras/CEH-B
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
(Brasil)
 
 
Rafael Guimarães Botelho*
rafaelgbotelho@ig.com.br  
Cristina da Cruz de Oliveira**
cristinaoliveira04@ig.com.br
 

 

 

 

 
Resumo
     Este artigo teve como objetivos arrolar, quantificar e indexar todos os trabalhos de iniciação científica publicados pelos alunos do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisa bibliográfica que considerou o período de 1992 a 2005. Para indexar os trabalhos foi utilizada a Lista de Cabeçalhos de Assuntos do Sistema Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas. Resultados: o quantitativo geral indicou 104 trabalhos de iniciação científica e o total de 140 discentes participantes, durante as 14 edições das SEMICs. Do total de 55 docentes orientadores, sete são professores de outras Unidades da UERJ. Conclusões: constatou-se que, desde o início do Programa de Iniciação Científica, somente um grupo restrito de professores do IEFD se dedicou à orientação de alunos. Além disso, o percentual de alunos do IEFD inseridos nas Semanas de Iniciação Científica também é muito baixo, o que leva, sem dúvida, a uma produção incipiente de trabalhos. Nos últimos três anos este percentual foi o mais baixo (em 2005 não houve participação).
    Unitermos: Iniciação científica. Educação Física. Produção do conhecimento. Indexação.
 
Resumen
     Este artículo tiene como objetivo ordenar, cuantificar e indexar todos los trabajos de iniciación científica publicados por los alumnos del Instituto de Educación Física y Deportes (IEFD) de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ). La investigación bibliográfica consideró el período de 1992 hasta 2005. Para indexar los trabajos se utilizó la Lista de Encabezamiento de los Asuntos del Sistema Biblidata/Calco de la Fundação Getúlio Vargas. Resultados: el análisis cuantitativo general indicó 104 trabajos de iniciación científica y un total de 140 discentes participantes, durante las 14 ediciones de las SEMICs (Semana de Iniciación Científica). Del total de 55 docentes tutores, siete son profesores de otras Unidades de la UERJ. Conclusiones: se ha constatado que, desde el principio del Programa de Programa de Iniciación Científica, solamente un grupo limitado de profesores IEFD se dedicó a la orientación de alumnos. Además de eso, el porcentaje de los alumnos del IEFD participantes en las Semanas de Iniciación Científica también es muy bajo, lo que lleva, sin lugar a dudas, a una producción incipiente de trabajos. En los últimos tres años este porcentual fue el más bajo (en 2005 no hubo participación).
    Palabras clave: Iniciación científica. Educación Física. Producción de conocimiento. Indexación.
 
Abstract
     The objectives of the present research were: list, quantify and index all students' Basic Scientific Researches published at the Institut of Physical Education and Sports (IEFD) of the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Bibliographic research that considered the period from 1992 to 2005. To index these researches was utilized Bibliodata/Calco's Subject Headings List of Getúlio Vargas Foundation. Results: the general quantitative indicated 104 works of basic scientific research and the total of 140 participating students, during 14 SEMIC editions. From 55 teachers who made orientations, seven are from other unities of UERJ. Conclusions: we verified that, from the beginning of Basic Scientific Research Programme, only one group of IEFD's teachers dedicated themselves to students' orientations. Furthermore, the quantity of IEFD's students participating in Basic Scientific Research Weeks is very small, what results, without doubts, in very few works produced. In the last three years, this percentual was the lowest (in 2005 there were no participations).
    Keywords: Basic scientific research. Physical Education. Knowledge production. Indexing.
 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 115 - Diciembre de 2007

1 / 1

Introdução

    Temos ciência que, na área de educação física, poucos são os autores que têm se preocupado em identificar e analisar quantitativa e qualitativamente a produção discente relacionada ao período acadêmico da iniciação científica. Encontramos somente os trabalhos de Go Tani (1999), de Ricardo Figueiredo Pinto e Ademir de Marco (1999) e de Rafael Guimarães Botelho, Dominique Christine Soares Miranda e Daniela Maria Barreto dos Santos (2002) e Alfredo Faria Junior et. al. (2002).

    Desde 1992, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove, anualmente, a Semana de Iniciação Científica (SEMIC), divulgando os projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação. Neste evento, participam todos os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic (UERJ e CNPq), bolsistas de outras agências (FAPERJ, ANP etc.), alunos de Estágio Voluntário de Iniciação Científica, dentre outros. "Desde sua implantação [até a 12ª SEMIC], 8.517 alunos, aproximadamente, participaram dos eventos, sendo destes 5.184 bolsistas do Pibic. Nos últimos cinco anos, a média situa-se na faixa de 800 a 1.000 alunos inscritos" [dados referentes ao início do Programa até o ano de 2003] (13 SEMANA...., 2004, p. 5). Desde então, pesquisas dos discentes de educação física, que participaram do evento, foram publicadas sob a forma de resumos.

    Nesse contexto, os corpos docente e discente do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ têm participado em quase todas as edições das SEMIs. Com isso, foram publicados vários trabalhos.

    Uma prévia revisão da literatura revelou que, até o ano de 2001, não existia nenhum trabalho que apresentasse um quadro classificatório e analisasse a produção das pesquisas publicadas em todas as SEMICs, pelos discentes do IEFD. A partir de 2002, encontramos dois trabalhos que analisaram, qualitativamente, as pesquisas de iniciação científica dos alunos do IEFD (BOTELHO; MIRANDA; SANTOS, op. cit.; FARIA JUNIOR et. al., op. cit.).

    Outro problema a ser destacado é que muitos alunos(as) do IEFD não sabem da existência da SEMIC e os que já participaram ou participam não dispõem de um único documento que apresente todos os trabalhos já publicados. Isto, decerto, facilitaria uma revisão da literatura e, também, parte da orientação dos docentes, além de evitar a repetição de pesquisas. Infelizmente, os trabalhos que analisaram a produção do IEFD se detiveram a aspectos qualitativos.

    Por estas razões, decidimos realizar este trabalho que teve como objetivos arrolar, quantificar e indexar todos os trabalhos de iniciação científica publicados pelos docentes do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Espera-se que este artigo facilite o processo de recuperação da informação pelos docentes e discentes do IEFD/UERJ ou de outra instituição. Para tanto, uma lista impressa para consulta e algumas cópias serão elaboradas e colocadas à disposição dos interessados na Biblioteca de Artes, Educação Física e Letras/CEH-B da UERJ.


Materiais e métodos

    Para tanto, utilizamos uma pesquisa bibliográfica. De acrodo com Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos "a pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo [...]" (MARCONI; LAKATOS, 1999, p. 73). Esta pesquisa diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras. Tem como base fundamental conduzir o(a) leitor(a) a determinado assunto, tema, produção, coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa. Portanto, constitui o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar tópicos de interesse para a pesquisa em pauta, sendo, assim, a base para as demais pesquisas e tipos de estudos. (FACHIN, 2001).

    Restava, então, delimitar o período de tempo a considerar na investigação. Derek J. de Solla Price (1963, p. 6), analisando o crescimento da ciência, defende que, "para fins de análise, tomar um período de 14 anos não é o ideal, mas é freqüentemente útil". O ideal seria um período de quinze anos, onde seria suficiente para permitir as análises e até mesmo observar mudanças paradigmáticas. Entretanto, o período de 14 anos, além de se aproximar à sugestão de Price, analisa todas as SEMICs organizadas até dezembro de 2005, pois a primeira teve início em outubro de 1992, totalizando, assim, o universo estatístico de 14 publicações.

    Para indexar os trabalhos foi utilizada a Lista de Cabeçalhos de Assuntos do Sistema Bibliodata/Calco, produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    O Sistema Bibliodata/Calco é um catálogo coletivo de bibliotecas brasileiras, que compartilham seus recursos, dinamizando o tratamento de seus acervos. Possui uma base de cabeçalhos de assuntos, que abrange todas as áreas do conhecimento humano e que foi consubstanciada na lista de cabeçalhos de assuntos da Biblioteca do Congresso dos EUA e da lista de cabeçalhos de assuntos divulgada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que foi eleborada com o concurso de várias bibliotecas brasileiras, entre as quais a Biblioteca Nacional. (FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, 1982).

    A utilização da Lista de Cabeçalhos de Assuntos da FGV justifica-se no fato dela ser adotada como um dos instrumentos de indexação do material bibliográfico contido na Biblioteca de Artes, Educação Física e Letras CEH-B da UERJ.

    Para organizar os trabalhos, optou-se pela ordem alfabética de assuntos. Quando mais de um trabalho foi incluído em um mesmo assunto, foi respeitada a ordem cronológica de publicação. Quando são utilizados dois ou mais assuntos para uma mesma referência, eles são colocados de forma sobreposta, tendo como primeira entrada o assunto principal.


Resultados

Lista de trabalhos


AIDS (Doença)
Exercício físico

    LIRA, Vitor Agnew. Efeitos do treinamento aeróbio supervisionado em portadores de HIV positivo. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 5ª Semic - 1996. p. 39.


AIDS (Doença) no esporte

    YASUNAGA, Luciana Kiyomi. SIDA, educação física e desporto: informação, preconceitos, estereótipos e discriminação. Orientadores: Afredo Gomes de Faria Junior e Paulo de Tarso Veras Farinatti. 2ª Semic - 1993. p. 138.


Anatomia
Osteologia

    MORAES, Leila Regina Castro; SILVA, Claudio Cabelli da; MEDIANO, Mauro Félix; BOTELHO, Rafael Guimarães. Tubérculo deltóide - um acidente anatômico típico na clavícula? Orientador: Swami Salgado Wanderley. 10ª Semic - 2001. p. 167.
    BOTELHO, Rafael Guimarães; DARZE, Ricardo; MORAES, Leila Rejane Castro; SILVA, Claudio Cabelli da Silva; MEDIANO, Mauro Félix. Fíbula - localização fidedigna do forame nutrício. Orientador: Swami Salgado Wanderley. 10ª Semic - 2001. p. 168.
    MEDIANO, Mauro Felippe Felix; CARDINOT, Themis Moura; MIRANDA, Glauco Melo; SILVA, Claudio Cabelli da. Morfologia do acrômio: aspectos aplicados a síndrome do impacto do ombro humano. Orientador: Afonso Henriques Bandeira Moniz Aragão. 11ª Semic - 2002. p. 133.


Artes marciais - Filosofia

    LOPES, Gustavo Casimiro. O Ving Tsun como meio transformador do homem. Orientador: Jeferson Moebus. 8ª Semic - 1999. p. 450.


Atletismo
Educação física - Paradigmas

    VILLANO, Bernardo de Miranda; MIRANDA, Dominique Christine Soares. A Produção do conhecimento em atletismo nas dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras: de 1977 até os dias atuais. Orientador: Roberto Ferreira dos Santos. Co-Orientador: Marcos Santos Ferreira. 11ª Semic - 2002. p. 140.


Bailarinos - Ferimentos e lesões

    IZQUIERDO, Ana Gabriela Monteiro. Lesões osteomiarticulares em bailarinos de afro-brasileiro. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 1ª Semic - 1992. p. 2.


Basquetebol - Competições - Organização e administração

    AYUB, Luís Felipe Cintra. Basquetebol na categoria mirim no município do rio de janeiro: involução, evolução ou estagnação. Orientadores: Luiz Guilherme B. Abtibol; Edson Almeida Ramos. 2ª Semic - 1993. p. 145.


Biomecânica

    LEITE, Carla Silva Chagas. A Replicação de estudos em biomecânica: crítica e proposta ao modelo de Doug Henry. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 139.
    BARROS, Diana Sobreira de; PEREIRA, Aline Gomes; CORRÊA, Christiane Lemos. Modelação biomecânica de movimentos padrões. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 7ª Semic - 1998. p. 408.


Biomecânica
Cotovelo

    PEREIRA, Glauber Ribeiro; GURGEL, Jonas Lírio; TORRES JUNIOR, Janilson Pereira; FERREIRA, Flávia Porto Melo; HWANG, King Shung. Vibrações na articulação do cotovelo durante o exercício rosca biceps: estudo da variação do padrão. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 11ª Semic - 2002. p. 135-136.


Biomecânica
Educação física - Paradigmas

    LIMA, Marco Aurélio Correa. Concepções crítico-filosóficas do processo histórico da biomecânica no Brasil. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 30.
    SANTOS, Fernanda dos Nascimento Lopes dos. Biomecânica e cultura corporal: existe essa possibilidade? Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 6ª Semic - 1997. p. 341.


Biomecânica
Esportes em cadeira de rodas

    FERREIRA, Flávia Porto Melo; GURGEL, Jonas Lírio. Biomecânica da cadeira de rodas - uma revisão bibliográfica. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 11ª Semic - 2002. p. 134-135.


Biomecânica
Exercícios abdominais

    MINGHELLI, Beatriz. Análise da compressão nos discos intervertebrais na execução dos exercícios abdominais. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 445.
    SARTORATO, Ricardo. Proposta de modificação da teoria da redução da pressão intradiscal através do aumento da pressão intra-abdominal. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 11ª Semic - 2002. p. 136.


Biomecânica
Livro didático

    SILVA, R. V. C. da. Dicotomia entre teoria e prática e os livros didáticos de biomecânica. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 33.


Biomecânica
Marcha

    BARROS, Diana Sobreira de. Adaptação da técnica do registro da trilha lumionosa para a análise qualitativa da marcha de crianças de 7 a 10 anos. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 447.


Capoeira

    MARTINS, Sheila Franco. Capoeira instrumento de ressocialização de menores de rua. Não consta orientador. 2ª Semic - 1993. p. 139.


Capoeira
Biomecânica

    MALINA, André. Movimentos da capoeira na ótica da flexão do joelho e suas intercorrências para o iniciante: um estudo piloto. Orientador: Rogério Farias de Melo. 6ª Semic - 1997. p. 338.


Cinesiologia - Exercícios

    SANTA RITA, Rachel de Souza e Almeida; SPERANDEI, Sandro Leonardo. O Mito da ativação seletiva do vasto medial. Orientador: Astrogildo Vianna de Oliveira Junior. 9ª Semic - 2000. p. 155.


Dança - Estudo e ensino
Biomecânica

    PACHECO, A. J. P. A Biomecância enquanto formadora de subsídios didáticos para a dança. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 32.
    PACHECO, A. J. P. Biomecância: um instrumento didático viável no ensino da dança. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki; G. A. Hortale. 4ª Semic - 1995. p. 32.


Deficiência mental - Aspectos sociais

    REIS, Arianne Carvalhedo Dias dos; SANTOS, Fernanda do Nascimento Lopes dos; COELHO, Leonardo Martins; VIEIRA, Marcelo Carvalho. Etiologia da deficiência mental: um caso de saúde pública. Orientador: Simone T. M. M. Vasiliev. 6ª Semic - 1997. p. 339.


Educação física
Sistema penitenciário - Rio de Janeiro (Estado)

    DOMINGUEZ, Fabiane Ribeiro Alvarez. Educação física no sistema penitenciário. Orientadora: Angela Vasconcelos Dominguez. 2ª Semic - 1993. p. 133.


Educação física - Aspectos sociais

    PINTO, Vivian Liane Mattos; OLIVEIRA, Renata Costa de; BOTELHO, Rafael Guimarães. A Existência de um estigma, ou seja, um preconceito e discriminação profissional e social sobre a pessoa do professor de educação física. Orientador: Heron Beresford. 10ª Semic - 2001. p. 173.


Educação física - Currículos

    VIEIRA, Marcelo Carvalho. Mudanças paradigmáticas no Currículo de Licenciatura em Educação Física da UERJ: uma intenção de pesquisa. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 6ª Semic - 1997. p. 342.


Educação física - Lombalgia - Medidas e avaliação

    SARTORATO, Ricardo; SANTOS, Alexandre Lima dos; CONSTANTINO, Lilian dos Santos. Exercício utilizados na prevenção e tratamento da lombalgia pelo profissional de educação física no âmbito da academia - uma revisão parcial. Orientador: Astrogildo Vianna de Oliveira Junior. 9ª Semic - 2000. p. 154.


Educação física - Paradigmas

    FERREIRA, M. G. Teorias sociais e os paradigmas da aptidão física e cultura corporal. Orientadores: Alfredo Gomes de Faria Junior; M. U. de Oliveira. 2ª Semic - 1993. p. 141.


Educação física - Paradigmas
Biomecânica

    LIMA, M. A. C. Biomecânica: uma visão do processo histórico sob uma perspectiva crítica. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 4ª Semic - 1995. p. 32.


Educação física - Paradigmas
Iniciação científica

    BOTELHO, Rafael Guimarães; MIRANDA, Dominique Christine Soares; SANTOS, Daniela Maria Barreto dos. Dez anos de iniciação científica na UERJ: a produção discente na área da educação física. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 11ª Semic - 2002. p. 133-134.


Educação física adpatada
Educação física para deficientes mentais

    SOUZA, Flávia Faissal de. O Portador de deficiência mental: em busca de uma classificação. Orientador: José Silvio de Oliveira Barbosa. 1ª Semic - 1992. p. 2-3.
    SILVA, Adriana Eirinhas da. Espaço para a integração do deficiente mental leve - um estudo de caso. Orientadores: João Gonzaga Oliveira; Simone Teresa M. Malta. 2ª Semic - 1993. p. 136.


Educação física adpatada
Psiquiatria

    VIANNA, Elaine Torres. Análises de observações comportamentais nas aulas de educação física para pacientes psicóticos da Enfermaria do Setor de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Orientador: Jeferson Retondar Moebus. 8ª Semic - 1999. p. 442.


Educação física adpatada - Aspectos sociais

    Eliane S. C. Santos. A Atividade física influenciando o comportamento social do menor carente. Orientadora: Geni Pereira. 2ª Semic - 1993. p. 144.
    CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando da. Jogos internos do CIEP Nação Mangueirense: construindo a cidadania. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 3ª Semic - 1994. p. 28.


Educação física escolar

    VIEIRA, Marcelo Carvalho. Avaliação no processo ensino-aprendizagem na educação física escolar: reprodutora ou transformadora? Um projeto de pesquisa. Orientador: Luiz Tadeu Paes de Almeida. 6ª Semic - 1997. p. 337.
    LOPES, Rafael da Silva Salvati. Prazer, educação física e educação. Orientador: Heron Beresford. 10ª Semic - 2001. p. 174.
    ROSAS, Júlio César de Souza. Evasão na educação física escolar: referênciais obtidas de alunos do ensino médio que frequentam academias no bairro da Tijuca. Orientador: Luiz Tadeu Paes de Almeida. 11ª Semic - 2002. p. 423-424.


Educação física escolar
Gênero - Desigualdades sociais

    MELO, Victor Andrade de. Sexualidade nas aulas de educação física: uma forma de dominação. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 1ª Semic - 1992. p. 6.
    MELO, Victor Andrade de. Conteúdos sexuais na prática de atividades físicas: uma possível forma de dominação. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 144.


Educação física escolar - Didática

    PINTO, Daniel Santos Gonçalves; VILLANO, Bernardo de Miranda. A Competição e o tempo de movimento nas aulas de educação física: um estudo exploratório. Orientador: Marcos Santos Ferreira. 10ª Semic - 2001. p. 172.
    COIMBRA, Andrea Paula Guimarães; CRUZ, Glauco de Souza. Tempo de competição nas aulas de educação física: ampliando o corpus de análise. Orientador: Marcos Santos Ferreira. 13ª Semic - 2004. p. 87.
    COIMBRA, Andrea Paula Guimarães; CRUZ, Glauco de Souza. Tempo de movimento nas aulas de educação física: ampliando o corpus de análise. Orientador: Marcos Santos Ferreira. 13ª Semic - 2004. p. 87.


Educação física para idosos

    CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando. Idosos em Movimento - Mantendo a Autonomia: estudo da auto-estima. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 134.
    GONÇALVES, Santina Maria B. Idosos em Movimento - Mantendo a Autonomia: em busca de uma metodologia. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 142.
    CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando da. Idosos em Movimento Mantendo a Autonomia: um estudo da auto-estima. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 3ª Semic - 1994. p. 28.
    LIRA, Luis Carlos; SOBREIRA, M. R do A. Projeto Idosos em Movimento: Mantendo a Autonomia. Uma aplicação do referencial da promoção da saúde. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 30.
    LIRA, Luis Carlos. A Motivação e adesão ao programa de atividades físicas para idosos da UnATI/UERJ. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 5ª Semic - 1996. p. 41.


Eletromiografia - Análise

    SPERANDEI, Sandro Leonardo. Análise comparativa da resposta eletromiográfica dos músculos peitoral maior (porção esternal), grande dorsal e rodondo maior nos exercícios de puxada por trás e pela frente da cabeça. Orientador: Astrogildo Vianna de Oliveira Junior. 9ª Semic - 2000. p. 153.


Esporte - Aspectos sociais
Herói

    OLIVEIRA, A. B. C.; SALAZAR, F. N. Ayrton Senna e Romário: o papel do herói na sociedade atual. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 31.
    OLIVEIRA, A. B. C.; SALAZAR, F. N. O Herói esportivo: uma realidade alienante. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 4ª Semic - 1995. p. 33.


Esporte - Psicologia

    VIANA, Alexandra Marques Abrantes. Comportamento de pais de nadadores segundo a opinião de alguns técnicos. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 1ª Semic - 1992. p. 1-2.


Esportes - Drogas
Imprensa

    ARAUJO, Poliana Paiva de. A Imprensa, o desporto e as drogas. Orientadores: Alfredo Gomes de Faria Junior; Carlos Manuel de Carvalho. 2ª Semic - 1993. p. 137.


Esportes radicais
Biomecânica

    DUARTE, Flávio de Aguiar Bergo; ITABORAHY, Alex da Silva; COSTA, Cris de Souza Cerqueira; GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da; BARBOSA, Marcelo Cabral. A Biomecânica na aderência no alpinismo. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 7ª Semic - 1998. p. 405.
    DUARTE, Flávio de Aguiar Bergo; ITABORAHY, Alex da Silva. Análise biomecânica da técnica de escalada em rocha em chaminé média. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 443.
    ITABORAHY, Alex da Silva; TORRES, Samantha Regina Easter Schmidt. Aspectos biomecânicos da marcha na simulação da modalidade esportiva "trekking". Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 444.
    GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da. Estudo do ajuste de cargas na mochila cargueira e seus efeitos sobre a condição de equilíbrio em bípede estação no movimento de marcha no montanhismo. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 448.
    SARTORATO, Ricardo; FERNANDES, Anielo. Análise biomecânica da pegada de agarre e sua variação, traçando uma possível relação com lesões osteomioarticulares em atletas do sexo masculino praticantes de escalada. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 449.


Esportes radicais
Lesões corporais - Esportes
Biomecânica

    SARTORATO, Ricardo. Lesões na escalada - uma abordagem epidemiológica e biomecânica. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 10ª Semic - 2001. p. 169.


Exercícios físicos aquáticos - Uso terapêutico
Parkinson, Doença de

    RODRIGUES, Adriana de Souza. A Doença de Parkinson e a atividade física na água. Orientadores: José Silvio de Oliveira Barbosa; Carlos Manuel de Carvalho. 2ª Semic - 1993. p. 136.



Faria, Alberto Latorre de
Educação física - Brasil

    MELO, Victor Andrade de. Alberto Latorre de Faria e a Educação Física Brasileira - uma biografia autorizada. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 134.


Fisiologia

    BARTHOLOMEU, Jan Barbosa. Fidedignidade do método de deflexão da freqüência cardíaca para determinação do limiar anaeróbio em cicloergômetro. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 11ª Semic - 2002. p. 138-139.


Folclore
Folia de Reis

    SILVA, Armando Moreira da. Folia de Reis na comunidade da Mangueira: religião ou folclore? Orientadores: Alfredo Gomes de Faria Junior; Maria José de Oliveira. 2ª Semic - 1993. p. 142.


Folclore
Festa do Divino - Rio de Janeiro (Estado)

    SANTOS, Ariele Ferreira dos; SILVA, Rodolfo Guimarães; CISLAGHI, Juliana Fiuza; PIRACIABA, Renata Figueiredo de Azevedo; MAGALHÃES, Bruno Claudino de. A Festa do Divino: uma visão comparativa entre as celebrações de Paraty, Angra dos Reis e Vila Isabel. Orientador: Maria Jose Alves da Silva Oliveira. 11ª Semic - 2002. p. 137.


Futebol
Eletromiografia

    CUNHA, A. C. G. Avaliação eletromiográfica dos músculos tibial anterior e tríceps sural no movimento do chute de peito de pé no jogo de futebol. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 3ª Semic - 1994. p. 27.
    CUNHA, P. L. Avaliação eletromiográfica da participação dos músculos glúteo máximo e glúteo médio no movimento chute de peito de pé no jogo de futebol. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 3ª Semic - 1994. p. 27.
    PEIXOTO, C. C. Avaliação eletromiográfica da participação dos músculos isquiossurais no movimento do chute de peito de pé no jogo de futebol. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 3ª Semic - 1994. p. 32.
    CUNHA, A. C. G.; CUNHA, P. L.; PEIXOTO, C. C. Avaliação eletromiográfica da participação de músculos dos membros inferiores no chute de peito de pé do jogo de futebol. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 4ª Semic - 1995. p. 32.


Futebol - Jornal O Globo

    NASCIMENTO, Marcos Avellar do. Senso comum no futebol: o trato da mídia. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 1ª Semic - 1992. p. 3-4.


Ginástica

    FONSECA, I. F. A Macroginástica: uma revisão da literatura. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 4ª Semic - 1995. p. 33.


Ginástica - Esportes

    FONSECA, I. F. A Macroginástica inserida no contexto do Movimento Esporte para Todos. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 29.


Ginástica para gestantes

    ROMEO, Anna Cláudia Vasconcelos. O Professor de educação física e a ginástica para a gestante. Orientadores: prof. Alfredo Gomes de Faria Junior; José Silvio de Oliveira Barbosa. 2ª Semic - 1993. p. 135.


Ginástica rítmica - Treinamento técnico
Biomecânica

    REIS, Arianne Carvalhedo D. Modelos biomecânicos para o ensino/treinamento da GRD. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 6ª Semic - 1997. p. 344.


Idosos
Biomecânica

    SANTOS, Fernanda do Nascimento Lopes dos. A Amplitude média da dupla passada em idosos inscritos na UnATI/UERJ. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 5ª Semic - 1996. p. 41.


Idosos
Imaginário social

    MARQUES, Andréa Guimarães. Análise e representação que os idosos da UnATI/UERJ têm de seus corpos articulando-as com suas subjetividades. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 5ª Semic - 1996. p. 40.


Informática
Educação física

    NOZAKI, Hajime Takeuchi. Propagação de poder através da produção e veiculação do conhecimento de informática em educação física. Orientadores: Alfredo Gomes de Faria Junior; Paulo de Tarso Veras Farinatti. 2ª Semic - 1993. p. 140.
    NOZAKI, Hajime Takeuchi. A Implementação da informática na educação física sob o aspecto da teoria da transferência de conhecimento. Orientadores: Alfredo Gomes de Faria Junior; Paulo de Tarso Veras Farinatti. 3ª Semic - 1994. p. 31.


Joelho - Exercícios físicos
Lesões

    VIEIRA, Carlos Felipe Campos; RIBEIRO, Gláucia Antares Guedes. Contribuição da atividade física localizada dos músculos isquiossurais nos processos de instabilidade ligamentar anterior do joelho. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 5ª Semic - 1996. p. 40.


Judô
Discriminação contra mulheres

    SILVA, Gisele Passeri da. A Mulher no judô: preconceitos, estereótipos e discriminações. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 2ª Semic - 1993. p. 138.


Judô - Estudo e ensino
Biomecância

    BRASIL, Iedda Almeida. Biomecânica e ensino. Aprendizado no judô: da intenção à ação. Orientadores: Jorge França Faria Junior; Paulo de Tarso Veras Farinatti. 2ª Semic - 1993. p. 133.


Lazer - Aspectos sociológicos - Brasil

    PENNA, Cristiane; SEIXAS, Lucy Aimee. O lazer e suas dimensões. Orientador: Solange Lima Ferreira. 10ª Semic - 2001. p. 495.


Meio ambiente
Esporte

    PEREIRA, Souza Max. Estudo de impacto ambiental em atividades desportivas. Orientadores: Lamartine Pereira Da Costa; Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 140.


Nado sincronizado
Biomecânica

    PERILLIER, Roberta; CARVALHEDO, Arianne. Captação de dados cinemáticos da técnica do palmateio de sustentação na natação sincronizada. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 7ª Semic - 1998. p. 407.


Natação - Estudo e ensino

    ALMEIDA, Ana Flávia Paes Leme de; LOBO, Claudio Marcelo Gonçalves; PAIVA, Patricia de Castro. A Exercitação e o constrangimento ao rolamento na técnica do nado crawl. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 7ª Semic - 1998. p. 406.
    LOPES, Leonardo Nobre. O Ensino do Crawl a indivíduos que obtiveram vivências anteriores no meio aquático sem orientação específica. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 10ª Semic - 2001. p. 170.


Natação - Estudo e ensino
Biomecânica

    FURTADO, Eduardo Correa Lima; SANTOS, Fernanda do Nascimento Lopes dos; COELHO, Leonardo Martins; VIEIRA, Marcelo Carvalho. A Utilização dos conceitos biomecânicos no ensino da natação. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 5ª Semic - 1996. p. 39.
    SANTOS, Fernanda do Nascimento Lopes dos. Algumas considerações biomecânicas para o ensino da flutuação. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 6ª Semic - 1997. p. 340.


Natação - Uso terapêutico
Asma - Exercícios físicos

    SIQUEIRA, Luciana Paiva. Os Benefícios da natação para o asmático. Orientadores: Alfredo Gomes de Faria Junior; Carlos Manuel de Carvalho. 2ª Semic - 1993. p. 135.


Natação para bebês

    ALMEIDA, L. T. P. A Importância da participação dos pais nas aulas de natação para bebês. Orientador: R. C. Carneiro. 2ª Semic - 1993. p. 145.


Obesidade - Adolescentes
Aptidão Física

    MARANHÃO NETO, Geraldo de Albuquerque. A Influência do treinamento aeróbio na aptidão cardiorrespiratória e na composição corporal em adolescentes obesos. Orientador: José Sílvio de Oliveira Barbosa. 6ª Semic - 1997. p. 343.


Professores de educação física - Formação
Educação física adaptada

    COUTO, Patrícia Marsíco do. A Formação do professor de educação física e a pessoa portadora de deficiência. Orientadores: João Gonzaga; Geni Pereira. 2ª Semic - 1993. p. 137.
    FERREIRA, M. G. A Dialética da formação do professor de educação física. Orientadores: Prof. Alfredo Gomes de Faria Junior; M. U. Oliveira. 2ª Semic - 1993. p. 141.


Promoção da saúde

    GABAGLIA, S. R.; CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando da. Promoção da saúde e o desporto de alto nível. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. . 3ª Semic - 1994. p. 29.


Ratos como animais de laboratório - Anatomia
Atividade física

    CARDINOT, Themis Moura. Atividade física e pressão arterial em ratos espontaneamente hipertensos: resultados de 10 semanas de treinamento. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. Co-Orientadores: Afonso H. B. M. Aragão; Carlos Alberto Mandarim de Lacerda. 12ª Semic - 2003. p. 91.


Samba

    NASCIMENTO, Júlio César da Conceição. Dança do samba: herança cultural brasileira, exercício para todos. Orientador: Maria Jose Alves da Silva Oliveira. 11ª Semic - 2002. p. 138.


Taekwondo (Luta)
Biomecânica

    CASTRO, Luiz Otávio Domingues. Análise do movimento do chute dolha chagui do tae kwon do. Orientador: Alfredo Gomes de Faria Junior. 2ª Semic - 1993. p. 143.


Taekwondo (Luta)
Eletromiografia

    CASTRO, L. O. D. Avaliação eletromiográfica do músculo bíceps femoral no Dolha Chagui e Tuit Chagui do Taekwondo. Orientadora: Maria Inês Ferreira. 3ª Semic - 1994. p. 34.


Taekwondo (Luta)
Flexibilidade

    PIMENTA, A. da S.; SILVA, E. C. C. da. A Flexibilidade como aspecto metodológico das aulas de Taekwondo. Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki. 3ª Semic - 1994. p. 33.


Treinamento de força - Terceira idade

    TRANCOSO, Ericka Federici. Efeitos de seis meses de treinamento contra-resistência sobre a força muscular de indivíduos com mais de 60 anos de idade. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 10ª Semic - 2001. p. 171.
    VELOSO, Úrsula Dória. Efeitos do treinamento contra-resistência sobre a força muscular de mulheres com mais 60 anos. Orientador: Paulo de Tarso Veras Farinatti. 11ª Semic - 2002. p. 139-140.


Voleibol
Biomecânica

    CORRÊA, Christiane Lemos. Análise qualitativa cinemáticas da progressão para a cortada no voleibol de praia e de quadra. Orientador: Luiz Alberto Baptista. 8ª Semic - 1999. p. 446.


Voleibol - Estudo e ensino

    GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da. Avaliação prática do processo ensino-aprendizado do volley-ball no cenário escolar: contribuições do estágio supervisionado. Orientador: Jeferson José Moebus Retondar. 9ª Semic - 2000. p. 156.

    O quantitativo geral indicou 104 trabalhos de iniciação científica e o total de 140 discentes participantes, durante as 14 edições das SEMICs.

*Do total de 55 docentes orientadores, sete são professores de outras Unidades da UERJ.


Conclusões

    Constatou-se que, desde o início do Programa de Iniciação Científica, somente um grupo restrito de professores do IEFD se dedicou à orientação de alunos.

    Além disso, o percentual de alunos do IEFD inseridos nas SEMICs também é muito baixo, o que leva, sem dúvida, a uma produção incipiente de trabalhos. Nos últimos três anos este percentual foi o mais baixo (em 2005 não houve participação).

    O processo de indexação realizado neste artigo visou facilitar a recuperação da informação e não apresentar conclusões qualitativas. Para tanto, sugere-se a elaboração de outro trabalho que identifique as tendências e outras questões qualitativas neste corpus de análise.


Referências

  • BOTELHO, Rafael Guimarães; MIRANDA, Dominique Christine Soares; SANTOS, Daniela Maria Barreto dos. Dez anos de Iniciação Científica na UERJ: a produção discente na área da educação física. In: SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11., 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos, 2002. p. 133-134.

  • COLABORACIONES. Lecturas: educación física y deportes - Revista digital, Buenos Aires, 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/colabor.htm. Acesso em: 24 out. 2005.

  • CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA. Programa de Iniciação Científica - PIBIC. Disponível em: http:??www.cnpq.br/areas/pibic/. Acesso em: 11 maio 2005.

  • FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

  • FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de et al. (Org.). Uma introdução à educação física. Niterói: Corpus, 1999.

  • FARIA JUNIOR, Alfredo et. al. A produção discente em educação física escolar: dez anos de iniciação científica na UERJ. In: RIBEIRO, Tomaz Leite (Org.). VI Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Niterói. Anais... Universidade Federal Fluminense, Departamento de Educação Física e Desportos, 2002.

  • FERREIRA NETO, Amarílio (Coord.). Catálogo de periódicos de educação física e esporte (1930-2000). Vitória: Proteoria, 2002. 1024 p.

  • FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Sistema Bibliodata/Calco. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1982.

  • KUHN, Thomas S. A Estrutura das revoluções científicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. (Coleção Debates, 115).

  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

  • PINTO, Ricardo Figueiredo; MARCO, Ademir de. A iniciação científica, em educação física, não vai bem no Brasil!. Revista Corpoconsciência, Santo André, n.4, p. 33-42, 1999.

  • PRICE, Derek J. de Solla. Little science, big science. London: Columbia University Press, 1963.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 1., 1992, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 1992.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2., 1993, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - SR2, 1993.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3., 1994, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - SR2, 1994.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 4., 1995, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, Depesq, 1995.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 5., 1996, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH, 1996.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 6., 1997, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH, 1997.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 7., 1998, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, SR-2, DCARH, 1998.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 8., 1999, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH, 1999.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 9., 2000, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH/SR-2, 2000.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 10., 2001, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH/SR-2, 2001.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 11., 2002, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH/SR-2, 2002.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 12., 2003, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH/SR-2, 2003.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH/SR-2, 2004. 1 CD-ROM.

  • SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 14., 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: UERJ, DCARH/SR-2, 2005. 1 CD-ROM.

  • TANI, Go. A pós-graduação em educação física no espaço de expressão da língua portuguesa. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 7., 1999, Florianópolis. Livro de resumos. Florianópolis: UFSC, UDESC, 1999.

  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Histórico. Disponível em: http://www.sr2.uerj.br/dcarh/pibic/historico.htm. Acesso em: 18 nov. 2005.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Google
Web EFDeportes.com

revista digital · Año 12 · N° 115 | Buenos Aires, Diciembre 2007  
© 1997-2007 Derechos reservados