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Manifestações da cultura amapaense nas aulas de
Educação Física na rede estadual de ensino do Amapá/AP

   
*Profª. de EF da Rede Estadual de Educação do Amapá/Ap.
Graduada em EF pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)
e Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
**Orientadora. Professora do Curso de EF
da Universidade Federal de Uberlândia.
 
 
Maria da Conceição dos Santos Costa*
concysantos19@yahoo.com.br  
Profª. Dra. Dinah Vasconcellos Terra**
dv.terra@terra.com.br
(Brasil)
 

 

 

 

 
Resumo
     O referido estudo faz parte do projeto de dissertação do mestrado em Motricidade Humana da Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, que tem como objetivo analisar a relação dos conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física com as manifestações da cultura amapaense. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tomando como referência os professores de Educação Física do Estado do Amapá. A coleta de dados realizou-se através de um questionário, sendo os dados categorizados e analisados. Percebemos que a Cultura do Amapá aparece nas aulas de Educação Física, com ênfase nos temas de dança, jogos e folclore, onde professores de Educação Física destacam enfrentar dificuldades em tratar temas Culturais em suas aulas. Todavia, faz-se necessário uma releitura, uma reflexão do entrelaçamento da Cultura e Educação Física no espaço escolar, como uma forma de resignificar o conhecimento e as experiências dos alunos para sua formação.
    Unitermos: Educação Física. Cultura. Escola.
 
Resumen
     El presente estudio es parte de un proyecto de maestría en motricidad humana de la Universidad Castelo Branco de Rio de Janeiro/Brasil, que analiza la relación de los contenidos impartidos en las clases de Educación Física con las manifestaciones de la cultura del pueblo de Amapá/Brasil. Se realizó una investigación cualitativa, teniendo en cuenta las referencias de los profesores de Educación Física de Amapá. La colecta de datos se realizó a través de un cuestionario enfatizado en los temas, siendo los datos organizados en categorías y posteriormente analizados. Los resultados enfatizan los temas relacionados a la danza, juegos y folklore, donde los profesores destacan muchas dificultades en tratar dichos temas en sus clases. Sin embrago se hace necesaria otra lectura, una reflexión sobre la articulación de la Cultura y Educación Física en el espacio escolar, como una forma de buscar otro sentido al conocimiento y las vivencias de los alumnos hacia su formación.
    Palabras clave: Educación Física. Cultura. Escuela.
 
Abstract
     The present study is part of mater's degree dissertation in Human Movement at Castelo Branco University in Rio de Janeiro, with the objective of analyzing the relationship between contents in physical education classes with manifestations of amapaense culture. The study is based upon qualitative research, using as reference physical education teachers Amapa. Data collections has done questionnaire and data was subsequently classified and analyzed. The outcomes show that Amapa culture appears in physical education classes, with emphasis in dance themes, games and folklore, where physical education teachers highlight to how to face difficulties by using cultural themes in theirs classes. It is necessary, however, to further reflected and analyze the literature on the link between culture and physical education in the classroom as a way of understanding the knowledge and experiences students bring to their own education.
    Keywords: Physical Education. Culture. School.
 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 115 - Diciembre de 2007

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Introdução

    Este artigo tem como objetivo analisar a relação dos conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física com as manifestações da cultura amapaense. A preocupação com essa temática surge a partir de minhas vivências como professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Amapá, onde percebi que muitas das manifestações que acontecem no interior da escola estão centradas em datas comemorativas, momentos estanques, que acabam se caracterizando como atos de descontinuidade no espaço escolar.

    O Estado do Amapá, situado na região norte do país, possui uma vasta área que faz parte da Amazônia e toda a riqueza que essa região apresenta tanto para o Brasil como para o mundo. Possuidor de uma diversidade cultural que vai dos encantos da religiosidade às festas populares, da diversidade de ingredientes e pratos a uma arquitetura que conta histórias dos tempos áureos dos fortes, músicas, danças, cores, cheiros e sabores que encantam os que vivem e os que visitam esta terra.

    É essa diversidade cultural que caracteriza também seu povo e o faz diferente das demais regiões do país. Preservar, divulgar e construir constantemente essa cultura como identidade local, no nosso entendimento, é função, também, de todos os componentes curriculares que compõem o currículo escolar, especificamente a Educação Física. Entretanto, acreditamos que essa ação deva privilegiar significativamente o debate junto às crianças e aos jovens assim como, deva ser parte do projeto político pedagógico da escola como do planejamento do professores de Educação Física como forma de preservar e valorizar o acervo cultural do Amapá como identidade de seu povo.

    Considerando tais preocupações com a cultura Amapaense procuraremos analisar e discutir neste artigo os diferentes conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física e sua relação com as manifestações da cultura do Amapá, buscando entender, na especificidade deste componente curricular, sua relevância na construção da identidade desta população.


Metodologia

    Dos procedimentos metodológicos, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho descritivo interpretativo. A pesquisa qualitativa, segundo Kreusburg Molina (2004, p.96), é um conjunto de pressupostos que se preocupam em "[...] descrever e analisar algo em termos complexos e compreensivos, que se desenvolve durante um período de tempo". Assim, o estudo qualitativo explica, interpreta e compreende as representações e os significados que um grupo específico atribui as suas ações e vivências diárias.

    É nesta perspectiva de interpretação, compreensão e em função do objetivo que nos propomos para este estudo é que definimos a perspectiva qualitativa interpretativa como aquela que mais se aproxima da nossa intenção investigativa, neste caso os aspectos culturais manifestados nas aulas de Educação Física.


1. Instrumento para coleta da informação

    Para a obtenção da informação utilizamos um questionário aberto com cinco perguntas. Este tipo de instrumento para coleta de informação é configurado por uma lista de perguntas mediante a qual se obtém informações de um sujeito por meio de respostas escritas (HAYMAN apud NEGRINE, 2004). Assim o questionário aberto se apresenta como chamadas Livres ou não limitadas, são as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria, e emitir opiniões (MARCONI e LAKATOS, 2005).


2. Participantes do estudo

    O questionário foi aplicado para professores de Educação Física participantes do II Encontro de Formação Continuada organizado pela Divisão de Educação de Física da Secretaria Estadual de Educação do Amapá no mês de março de 2007. Neste evento estava concentrados professores de vários municípios do Estado. Foram aplicados 59 (cinqüenta e nove) questionários e devolvidos 38 (trinta e oito). O questionário possuía duas partes:

  • 1ª Parte: Questões relativas aos dados de identificação dos professores, como formação, ano de término da graduação, tempo de experiência em escola, nível de Ensino que atua no momento, escola(s) que atua e especialização/área.

  • 2ª Parte: Questões relativas ao objetivo da pesquisa:

    1. Quais conteúdos você ministra nas aulas de Educação Física?

    2. Você considera importante que a cultura amapaense seja trabalhada nas aulas de Educação Física? Justifique?

    3. O que você considera importante na cultura amapaense que pode ser trabalhado nas aulas de Educação Física?

    4. Você ministra alguma atividade que tem relação com a cultura amapaense? Quais?

    5. Existem dificuldades em relacionar a cultura amapaense com os conteúdos que você ministra nas aulas de Educação Física? Quais?


3. Análise e tratamento das informações

    Para a análise e organização das informações, realizamos a sistematização dos dados de identificação do questionário e encontramos o seguinte perfil dos professores:

  • Todos os professores são formados em Licenciatura Plena em Educação Física com o término da graduação concentrados entre os anos de 1996, 1999 e 2001;

  • Com o tempo de experiência na escola, as incidências maiores entre 01 (um), 06 (seis) e 10 (dez) anos;

  • Atuantes no nível de ensino com maior concentração estão respectivamente: nível fundamental (5ª a 8ª séries), nível fundamental (1ª a 4 ª séries) e nível médio;

  • Vinte e quatro professores possuem especialização estando concentrados, respectivamente, nas áreas de Educação Física Escolar, Pedagogia do Movimento e Educação Especial.

    O tratamento das informações com relação às respostas das perguntas do questionário ocorreu da seguinte maneira: Leitura atenta dos dados das diferentes respostas; sistematização específica de cada pergunta; escrevendo ao lado o que mais identificava e representava o significado da pergunta. Este tipo de atitude metodológica, seguindo as orientações de Ferrer Cervero apud Molina Neto (2004) nos proporcionou várias "unidades de significados" que para o autor é entendida como "relevante para aqueles enunciados do discurso dos professores que são significativos tanto para eles, como para a investigadora [...] relacionados com os pressupostos da pesquisa" (p. 130).

    Seguindo este tipo de orientação para o tratamento das informações e com novas leituras, das "unidades de significados", agrupamos estas em três categorias encontradas e suas respectivas representações.


Analisando e interpretando as categorias

    A partir da definição das categorias passamos a descrever as interpretações destas tendo, também, como referência as representações das falas dos professores descritas no questionário para justificar nossas interpretações. A seguir apresentaremos o tratamento para cada categoria descrita no quadro anterior.


1. Cultura e identidade

    O termo Cultura tem sido considerado como um dos mais importantes assuntos discutidos no mundo contemporâneo. Diversos autores de diferentes áreas do conhecimento como Geertz (1989) da antropologia, Chauí (1994) da filosofia, Daolio (2004), Vago (1999) e Kunz (2001) da Educação Física, entre outros, também se preocupam com a questão em foco, deixando expresso o entendimento da Cultura como um aspecto relevante para a vida em sociedade assim como, um elo de valorização das experiências vividas no meio social.

    Nessa direção Clifford Geertz nos apresenta uma proposição de Cultura eminentemente simbólica, o que representa a diversidade de significados individuais próprios de cada ser humano. Concepção que se observa na seguinte conceituação deste autor apresentada por Daolio (2004, p. 07) de que

[...] a Cultura é a própria condição de vida de todos os seres humanos. È produto das ações humanas, mas é também processo contínuo pelo qual as pessoas dão sentido às suas ações. Constituí-se em processo singular e privado, mas também é plural e público. È universal, por que todos os humanos a produzem, mas é também local, uma vez que é dinâmica especifica de vida que significa o que o ser humano faz.

    Conforme essa visão, a Cultura é compreendida como uma maneira que possui sentido e orientação à vida do ser humano em todos os momentos vividos. Para alguns professores participantes do estudo a compreensão do termo Cultura diz respeito a compreensões que vinculam significados à valorização das particularidades locais, das raízes e identidade do povo amapaense. Sendo assim, refere-se à cultura como

A maneira que temos onde o aluno é oportunizado de conhecer e vivenciar suas raízes culturais (Questionário de número 29).
A Cultura de um povo tem que ser explorada e conhecida, pois a partir disto que as pessoas se identificam e tem uma personalidade quanto a sua origem e Cultura local (Questionário de número 16).

    Nesse sentido, Chauí (1994) nos remete à reflexão de que Cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística. É pensar então, que Cultura não se minimiza ao supérfluo, as normas ditas da sociedade, aos modismos, a ideologias que refletem desde aos meios de comunicação até aos espaços escolares. Pensando assim, Daolio (2004) afirma que trabalhar na perspectiva cultural na Educação é considerar os aspectos simbólicos, incentivando estudos e reflexões sobre a estética, a beleza, a subjetividade, a relação com a arte, com todos os significados que permeiam as ações da condição humana. Isso implica na compreensão do homem como fruto e agente social de Cultura.

    Para Hall apud Moreira e Candau (2003, p. 158) a centralidade da cultura no cenário contemporâneo "[...] possui um papel constitutivo em todos os aspectos da vida social". O que representa o movimento e os saberes constituídos através das relações e vivências adquiridas no cotidiano de um determinado contexto.

    Por outro lado, é importante, também, destacar que apreendemos os significados de Cultura tanto como um instrumento de conservação, como de transformação social que são manifestados pelas formas de agir, pensar e sentir o mundo e as relações humanas quer seja através dos costumes, crenças, linguagens, artesanato, culinária, a lúdica, dentre outros. É por isso que Santos (1994) nos alerta que a

Cultura é uma construção histórica, seja como concepção, seja como dimensão do processo social. Ou seja, a cultura não é algo natural, não é uma decorrência de leis físicas ou biológicas. Ao contrário, a cultura é um produto coletivo da vida humana. Isso se explica não apenas à percepção da cultura, mas também à sua relevância, à importância que passa a ter (p.45).

    Em se tratando de vida social na qual estamos inseridos, a cultura representa todas as nossas ações, pois está em toda parte, seja na esfera do trabalho, nas relações conjugais, na economia, nas produções artísticas, no sexo, na religião, nas brincadeiras de ruas, ou seja, tudo nas sociedades humanas é constituído segundo regras, hábitos, códigos e convenções - a Cultura.

    Dessa maneira, podemos dizer que existem duas modalidades de cultura: a cultura erudita e a cultura popular. A primeira caracterizada em ser própria dos intelectuais e artistas da classe dominante da sociedade, a segunda considerada também como espontânea, advém dos trabalhadores urbanos e rurais (CHAUÍ, 1994).

    A cultura erudita, por estar vinculada à classe dominante, é reconhecida pela sociedade como a cultura oficial, sendo então valorizada pela educação formal no processo de sistematização dos conteúdos a serem desenvolvidos na sala de aula.

    A cultura espontânea/popular é aquela centrada na experiência de vida dos povos, dos trabalhadores, ou seja, "[...] é o acervo de conhecimentos apreendidos assistematicamente, ao saber da vivência, fruto da experiência empírica do homem, no contexto informal com seu semelhante" (MACRUZ, 1989, p.10).

    Analisando as respostas do professores temos, assim, um ponto de compreensão do entendimento destes sobre Cultura como um modo de valorizar aspectos históricos do Estado do Amapá; um instrumento para sensibilizar os alunos sobre a Cultura do Estado, fazendo com que a mesma não seja esquecida. Ressaltam ainda, a importância do resgate das manifestações da Cultura amapaense, como um foco de ampla riqueza que a região oferece, assim como o fato de apreciarem, conhecerem e divulgarem o Estado para todo o país e o mundo.

    Alguns exemplos que exprimem esse tipo de pensamento estão contidos nas seguintes expressões:

Principalmente devido à globalização devemos valorizar, reconhecer e reforçar as particularidades de cada lugar (Questionário de número 04).
Devemos fazer com que nossos alunos conheçam nossa história, assim o entendimento de nossas manifestações culturais, facilitando a participação e promoção destas manifestações por parte dos alunos (Questionário de número 21).

    Nestas falas encontramos, também, afirmações sobre a relação Cultura e seu valor educativo, uma vez que ela nos ajuda a entender o modo de pensar, agir e ser de uma sociedade, possibilitando a compreensão das ações e anseios de uma comunidade, ou melhor, da própria sociedade.

    É nessa perspectiva, que encontramos em Benjamim (2001, s/p) o destaque de que a Cultura é "[...] toda maneira de sentir, pensar e agir que constituem uma expressão da experiência peculiar da vida de qualquer coletividade humana integrada numa sociedade civilizada". Ou seja, a Cultura pode ser considerada como todas as formas de expressão, de valores, concepções, comportamentos individuais e coletivos, que se reproduzem e se perpetuam no cotidiano de cada ser humano. Sendo assim, usos e costumes são um meio propício à representação da cultura de cada povo, aspecto relevante e não diferente na Cultura amapaense.

    Levando em consideração estes aspectos nos reportamos ao conceito de identidade apresentado por Silva (1996) onde o autor descreve que

[...] a identidade não é uma essência; não é um dado ou um fato - seja da natureza, seja da cultura. A identidade não é fixa, estável, coerente, unificada, permanente. A identidade tampouco é homogênea, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. [...] identidade é uma construção, um efeito, um processo de produção, uma relação, um ato performativo. [...] a identidade está ligada a sistema de representação (p.96-97).

    Dessa forma, a Cultura representa uma construção, um processo de produção da maneira de ser de cada povo, cada região, cada localidade. Sua origem, história, peculiaridades são pertinentes aos ritos, quer seja de nascimento, batizado, noivado, casamento, dentre outros, à organização social, as indumentárias, comidas e bebidas, à medicina popular, além dos transportes, da agricultura, da criação de animais e os modos de caça e pesca.

    Nesse sentido, é interessante destacar as percepções dos professores, quando nos dizem sobre a importância da identidade cultural do povo amapaense a ser trabalhada nas aulas.

É primordial a questão da identidade cultural (Questionário de número 07).
É importante para que os alunos não esqueçam de suas raízes (Questionário de número 11).
A Cultura de um povo é sua identidade, assim sendo é fundamental que seja inserido as atividades desse povo nas aulas de Educação Física (Questionário de número 20).
A Cultura é a identidade de um povo, de fundamental importância na formação do aluno, porém devemos ressaltar o limitado material sobre o tema no Amapá (Questionário de número 25).

    Para os professores a Cultura é o motor essencial para se garantir a identidade de um povo. Se o que fazemos na escola é produção de Cultura não podemos esquecer de que esta tanto pode ser instrumento de conservação, como de transformação social (GULLAR apud ARANTES, 1987, p. 54).

    Neste sentido, entendemos que a Educação, no seu sentido amplo, enquanto produtora e reconstrutora permanente de Cultura deve possibilitar a democratização do conhecimento, promover oportunidades e formar sujeitos críticos, que possam se posicionar diante dos problemas e desafios que norteiam o contexto social.


2. Cultura e Escola: resgate, conhecimento, consciência, preservação

    Para Vago (1999) a escola é um espaço organizativo, onde acontece Cultura, ou seja, alunos, professores, equipe pedagógica, direção, equipe de apoio, enfim, todos envolvidos praticam e produzem Cultura no interior escolar. Assim, carregam consigo valores, linguagens, expressão, vivências diversificadas, que permeiam este ambiente.

    Dessa forma, considerar a escola como um espaço de práticas culturais é antes de tudo reconhecer que mediante suas estruturas, atuam indivíduos com "[...] capacidades físicas, cognitivas, espirituais, morais, estéticas dentro de um contexto sociocultural e político" (LIBÂNEO, 2001, p.02). Ou seja, a Escola como instituição cultural, pressupõe uma relação dependente entre pólos, a Escola e Cultura, ambas entrelaçadas, articuladas no universo educacional. Sendo assim, identificamos a escola como

[...] uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade (MOREIRA e CANDAU, 2003, p. 160).

    A Escola deve propiciar experiências culturais, que contribuam para a formação de valores, estabelecendo horizontes de oportunidades de desenvolvimento aos alunos. Nessa perspectiva, é importante destacar a relação Escola e Cultura, onde estas podem atuar em conjunto, objetivando a valorização cultural, a diversidade de linguagens e vivências que permeiam o espaço escolar.

    A função educacional não está apenas em preservar culturas, como herança do passado, mas

[...] em realizar um trabalho de base, que "consiste em impedir que seja a cultura tradicional inutilmente sacrificada por novos elementos, que podem não ter nada de comparável a oferecer, e a estimular as técnicas e a sabedoria que cada uma dessas culturas podem oferecer ao mundo (ALMEIDA, 1974, p. 296).

    A Cultura inserida dentro de um plano curricular torna-se um elemento essencial a serviço da sociedade tanto, culturalmente, como moralmente, tendo em vista que apresenta valores, crenças, conhecimentos, técnicas, expressões, dentre outros, que podem ser aproveitadas no processo didático no espaço escolar.

    Os professores, participantes da pesquisa, analisam a Escola como um espaço organizado que deve tratar a Cultura amapaense em todas as disciplinas curriculares, sendo primordial que os alunos conheçam suas raízes, que a preservem, que possam difundi-la, assim como, reconhecê-la como patrimônio histórico e social. Exigem, para isso, um tratado especial com a temática, sugerindo a realização de estudos aprofundados no Estado, como por exemplo:

Seria interessante que todas as áreas de ensino tivessem mais informações a respeito. No caso da Educação Física caberia, também, a parte das danças, interpretação das lendas, crenças, seria mais prático e mais eficiente (Questionário de número 13).
É importante, pois valoriza as manifestações regionais da sociedade, é onde possibilita ao aluno experiências do cotidiano cultural e social (Questionário de número 37).
É necessário que o educando e o professor tenham condições de identificar que elementos compõem a cultura do Amapá, posterior a isto, ele (o educando) valorizará e difundirá a mesma (Questionário de número 39).

    A articulação Escola e Cultura, como um binômio para compreensão e preservação das manifestações culturais do Amapá, deve estimular o conhecimento sobre a sabedoria popular amapaense para assim oferecer o conhecimento necessário aos alunos e a comunidade escolar, em geral, em reconhecer na Cultura local a necessidade de preservação e valorização destes no que diz respeito à construção da educação crítica.

Desenvolver este tipo de ação pedagógica requer muito mais que o trabalho isolado de um único educador, por isso, é fundamental a articulação metodológica com os educadores que estão nos diferentes espaços educativos da escola e também com os alunos, pais e comunidades em geral, na perspectiva da construção de uma prática curricular holística e interdisciplinar, que prime pela valorização dos diversos saberes que entranham o cotidiano escolar (BELÉM, 2002, p. 102-103).

    Para isso, faz-se necessário compreender a relevância de estudos interdisciplinares na Educação envolvendo a temática sobre a Cultura. Reconhecer que educadores e alunos são portadores de Cultura, que a Educação torna-se o principal instrumento para a valorização das experiências cotidianas do ser humano, e que através dela poderemos formar cidadãos que passem a valorizar suas vivências culturais, expressões lúdicas adquiridas ao longo do tempo.

    Nesse sentido, muitos professores destacaram que compreendem a relevância da relação Escola e Cultura, como uma possibilidade dos alunos conhecerem a Cultura de sua região, bem como de outras do Brasil e do Mundo, como uma alternativa "rica" para o conhecimento das peculiaridades locais e para a ampliação de conhecimento.

    Entretanto, é possível constatar que suas posições estão, ainda, ligadas à questão da valorização da Cultura amapaense, já que esta é ainda pouco difundida nas aulas de Educação Física. Eles entendem a necessidade da formação de uma consciência cultural regional para que a mesma não seja esquecida.


2.1. A importância da cultura amapaense nos currículos escolares

    A Cultura ao ser discutida no espaço escolar, traz à tona um universo sócio-cultural a ser absorvido não somente pelos educadores, mas principalmente pelos alunos e, pela comunidade escolar em geral oportunizando a vivência e a interação com o mundo cultural que os cercam.

    Analisando as respostas dos professores podemos dizer que o espaço escolar, em função de sua diversidade cotidiana, faz da Educação um instrumento relevante na promoção de vivências culturais, uma vez que estas atuam como fonte de aprendizagem e de influências sobre os nossos comportamentos individuais e sociais.

    Portanto, propomos ampliar a discussão sobre Cultura e currículos escolares, como um meio de ratificar sua necessidade, bem como reconhecer e valorizar a diversidade cultural existente no espaço escolar.

    Aqui destacamos respostas significativas dos professores entrevistados sobre essa reflexão

Todas as manifestações culturais merecem espaço de discussão na escola, pois elas demonstram as vivências e a construção da história e da identidade de povo (Questionário de número 24).
Acredito que esse momento seria fundamental para nós mostrar a importância das manifestações culturais do Amapá, mas até de outras regiões, relacionando com História, geografia e artes (Questionário de número 26).

    A Educação de modo geral, necessita valorizar preceitos considerados importantes ao processo ensino-aprendizagem como interesses, atitudes e valores, aproximando o/a aluno/a de sua realidade. Para tanto, a inserção da Cultura amapaense nos currículos escolares se apresenta como: uma possibilidade de vivências com características lúdicas de diversas culturas, contemplando múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito da própria Cultura local; pertinente para vivenciar diferentes práticas sociais advindas das mais diversas manifestações culturais da região.

    Neste sentido, os professores relacionam a importância da Cultura amapaense nos currículos escolares justificando que

É importante, pois valoriza as manifestações regionais da sociedade, é onde possibilita ao aluno experiências do cotidiano cultural e social (Questionário de número 37).
A História, conquistas de qualquer sociedade é importante passar para as gerações novas. È todo aprendizado da nossa cultura e nosso folclore é legal o aluno saber (Questionário de número 09).
Para o conhecimento e fortalecimento da cultura do seu Estado Saber discutir e criticar a respeito se sua cultura desde seu processo histórico (Questionário de número 31).

    No que se refere à parceria Cultura e Educação acontece justamente por que a Educação atua em valorizar as vivências sociais de crianças, jovens e adultos e, por meio dela, podemos dar significado aos conhecimentos dos alunos, dos jovens e conseqüentemente dos adultos, possibilitando uma aprendizagem significativa, que possa desencadear o desenvolvimento social e individual do aluno. Educar, "[...] não significa, apenas, adquirir conhecimentos, coligir e correlacionar fatos; é também compreender o significado da vida como um todo" (KRISNAMURTI, 1994, p.14).

    Nesse processo, a Educação atua também na descoberta de valores, de concepções, na difusão e valorização de significados que acabamos por absorver em convívio com os outros, compreendendo os verdadeiros paradoxos, que permeiam a nossa realidade social.

    Quando nos referimos sobre a importância da Cultura amapaense nos currículos escolares percebemos que os professores a avaliam e a compreendem não somente por parte do componente curricular Educação Física, mas também pelos outros componentes curriculares. Ainda que valorizem e percebam a necessidade de tratar a Cultura na escola, possuem certas dificuldades em conhecer realmente as manifestações da Cultura amapaense e como tratá-la no interior das aulas de Educação Física, correlacionando-a com os conteúdos da disciplina.


3. Educação Física Escolar: aspectos da cultura amapaense no interior das aulas

    A Educação Física, como área do conhecimento humano, vem passando por mudanças em seus aspectos conceituais, filosóficos, pedagógicos e práticos, que ao longo de sua história foram considerados significativos para a construção de uma perspectiva transformadora.

    Entre as diversas mudanças, explicitamos a ligação Educação Física e cultura a qual Ghiraldelli Junior apud Daolio, (1995, p. 96) enfoca dizendo que a inclusão da questão Cultural na discussão da Educação Física é de suma importância, pois para ele "[...] o professor de educação física desenvolve a tarefa de agente cultural, pois atua no sentido de implantar no movimento humano os ditames de uma determinada cultura".

    Assim, faz-se relevante a relação Cultura e Educação Física no interior das aulas de Educação Física, a qual propicia contribuições importantes ao desenvolvimento da formação humana dos alunos no que tange à valorização do acervo cultural dos mesmos.

    Neste contexto, salientamos aqui compreensões obtidas durante a pesquisa de alguns professores sobre a temática:

Pois, é também através do movimento corporal que as pessoas criam, vivem e desenvolvem sua cultura, por isso os amapaenses precisam conhecer sua cultura para se conhecerem e terem consciência de sua corporeidade dentro do contexto cultural de sua sociedade (Questionário de número 02).
É importante para que a identidade, valores culturais e históricos sejam preservados. As danças, por exemplo, é um forte patrimônio histórico e cultural, que podem ser ministrado nas aulas de Educação Física (Questionário de número 19).
É importante que a cultura loca seja inserida no contexto da Educação Física para que o aluno desenvolva um conhecimento mais aprofundado sobre os conteúdos (Questionário de número 22).

    Percebemos aqui que a Cultura está diretamente envolvida com as intenções de expressão e comunicação do ser humano com o outro, dessa forma, relacionamos a sua prática ligada ao cotidiano escolar, em especial à Educação Física, que por sua vez poderá favorecer a autonomia dos alunos; a possibilidade de vivência de situações de socialização; e de desfrutar das atividades lúdicas. Além do respeito à valorização das origens Culturais sem qualquer discriminação, propiciando ao aluno a compreensão de seu próprio valor como cidadão nesta sociedade.

    Como destacamos nos significados expressos pelos professores entrevistados, que entendem a necessidade e importância do professor de Educação Física identificar e reconhecer os elementos que compõem a Cultura do Amapá, assim como difundí-la em suas aulas. Ressaltam ainda que a Cultura amapaense é uma forma de expressão da corporeidade, por isso é importante sua inserção na escola.

    Vago (1999), parte da reflexão da Educação Física Escolar como uma "entidade cultural" pertencente ao espaço escolar, desenvolve práticas culturais através de seus conteúdos denominadas de "cultura corporal", expressa através da dança, jogos, esportes, lutas, ginástica, aspectos estes, que caracterizam a Educação Física como produtora de Cultura.

    Percebemos que a Educação Física através de seus conteúdos (Ginástica, Jogos, Lutas, Esporte, Dança e outros) trabalha com a Cultura no âmbito escolar através da ampliação da discussão e estudos sobre os valores; as raízes culturais; as práticas corporais próprias da região (e de outras) peculiares ao contexto em que esta inserida; podendo contribuir, assim, com a formação humana dos alunos.

    Se entendermos o processo educativo como aquele, também, capaz de desenvolver a capacidade de relacionar os conteúdos escolares para uma orientação de comportamentos e atitudes críticas do homem para o exercício pleno da cidadania, podemos, então, ratifica a importância da Educação Física através da compreensão de que o homem, em sua totalidade, não é apenas corpo e movimento, mas um ser que possui dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas.

    A Educação Física e seus conteúdos, supracitados, se apresentam como uma possibilidade de vivências corporais com características lúdicas de diversas culturas. A esse respeito Taffarel (1992, p.40) enfatiza que "O ensino da Educação Física tem também o sentido lúdico que busca instigar a criatividade humana à adoção de uma postura produtiva e criadora de cultura, tanto no mundo do trabalho como no do lazer".

    Assim, a Educação Física contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e movimento. Culturalmente, ela permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais.

    Na pesquisa detectamos que 63% dos professores responderam que contemplam sim aspectos da Cultura amapaense em suas aulas como conteúdo a ser ministrado e 37% responderam que não. Dos conteúdos que desenvolvem nas escolas com relação à Cultura amapaense, listamos os que mais aparecem descritos pelos professores. São eles: dança (54%), jogos (25%) e folclore (21%).

    Posteriormente, referindo-se às dificuldades em relacionar a Cultura amapaense com os conteúdos que ministra nas aulas de Educação Física, 60% dos professores afirmaram que possuem dificuldades e 40% dizem não ter essa característica.

    Das dificuldades em relacionar os conteúdos trabalhados com a Cultura amapaense, listamos as seguintes justificativas:

  • Falta de subsídios teóricos sobre a Cultura (83%);

  • Permanência da "cultura da bola" 1 nas aulas de Educação Física (17%).

    Esta situação vem representar não apenas a falta, individual, de conhecimento por parte dos professores com relação à Cultura amapaense, mas a falta de elementos que possam amparar os professores na articulação de seu planejamento sobre os aspectos da Cultura com a Educação Física no espaço escolar.

    Essa constatação nos parece agravante e nos faz refletir sobre os empecilhos que os mesmos enfrentam ao correlacionar os conteúdos da Educação Física com a Cultura local. Por outro lado, ao justificarem tais dificuldades os professores apontam o processo vivido na formação inicial como um problema, já que este não promoveu tal discussão a cerca da relação Cultura e Educação Física em seus currículos.

    É dessa forma, que Moreira e Candau (2003) argumentam a cerca da formação do professor, ou seja, da necessidade deste saber incluir em seu trabalho a questão da Cultura

Para que se possa avançar nesse processo, o papel dos (as) professores (as) é fundamental. Nesse sentido, a formação docente, tanto a inicial como a continuada, passa a ser um locus prioritário para todos aqueles que queremos promover a inclusão destas questões na educação (p.166).

    Isto ocorre na medida em que a própria universidade não reconhece a necessidade e importância em tratar este tema, em fazer reflexões sobre esse entrelaçamento de Cultura e Educação Física. Além do mais, como reflexão disso, acontece de se estabelecer uma postura de exclusão desta temática no interior da Escola.


Considerações finais

    A intenção deste trabalho em analisar a relação dos conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física com as manifestações da cultura amapaense nos levou a perceber que a Cultura possui um valor formativo, por entendermos que a mesma não é algo de um passado longínquo. Mas, encontra-se presente cotidianamente em nossas ações, sendo essencial para a formação humana.

    É interessante notar a importância de tratar a Cultura no âmbito escolar, uma vez que a mesma revigora e orienta os comportamentos e as atitudes do ser humano. Dentro dessa perspectiva, vislumbramos o quanto a parceria Cultura e Educação Física propiciam à formação humana, a partir de sua conceituação histórica, seus elementos constitutivos, suas práticas corporais e culturais, a valorização da identidade de um povo, dentre outras, a ampliação e preservação do acervo cultural dos alunos. Sendo assim, a Cultura, alicerçada à educação amapaense, pode contribuir de forma ímpar, tendo em vista que, também através desta há a possibilidade da formação de um sujeito mais consciente, crítico e transformador.

    Diante da importância da Cultura e Educação Física, percebemos que tal relação merece destaque por proporcionar uma gama de conhecimentos e aprendizagens que engloba o ser humano em sua totalidade. Entretanto, existe a necessidade de uma releitura da própria Educação Física no Estado do Amapá, um novo olhar, uma nova postura, diferentes incentivos na própria formação continuada do professor, para que o mesmo possa superar as limitações de sua própria formação inicial.

    Dessa forma, não basta criar temas, atividades relacionadas à Cultura local, mas sim, o desenvolvimento de reflexões sobre a própria Educação Física que queremos para o Estado, assim como a expansão dos caminhos culturais que norteiam nossa região.

    Os laços da Cultura amapaense com a Educação Física Escolar se evidenciam a partir do desenvolvimento das relações humanas, mantendo as representações da vida do indivíduo, seus sentimentos e valores que nascem, reproduzem e se perpetuam, já que devemos considerar a vida cotidiana e a expressão corporal como fonte de aprendizagem e de influência sobre os nossos comportamentos individuais e sociais.

    Torna-se imprescindível perceber e valorizar a pluralidade das manifestações de nossa Cultura, pois sem dúvida este aspecto é considerado um fator essencial para entender a grande importância da Cultura tanto em nossa Educação como na sociedade. Destacamos sua presença no cotidiano escolar possibilitando o resgate da identidade social, valorizando as experiências do dia-a-dia, a coletividade humana e a expressão Cultural da população, ampliando assim o universo cultural de cada aluno.

    Para isto, é necessário que a escola valorize as riquezas Culturais e comece a considerar as manifestações populares que o meio social nos proporciona e onde o cotidiano escolar seja compreendido, através dos significados aprendidos e traduzidos pelos alunos. Com esta concepção, o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos passa a ser vivenciado como expressão da relação sujeito/mundo, mediante as várias manifestações culturais experimentadas e adquiridas pelo convívio social dos diferentes grupos e vivências diárias que são repassadas ao longo dos tempos.

    Concluímos que mediante a reflexão da importância da Cultura nas aulas de Educação Física, a ser inserida no espaço escolar, esta venha proporcionar na prática pedagógica dos professores de Educação Física do Estado do Amapá uma formação, capaz de promover nos jovens e crianças uma posição de criticidade (por meio das diferentes manifestações corporais como produto da sociedade e da cultura expressos e transmitidos através das gerações) frente às diversas desigualdades e contradições que nos deparamos em nossa sociedade.


Notas

  1. O termo "Cultura da Bola" significa que os alunos querem futebol e o professor dá futebol e as meninas queimada, ou seja, o professor dá a bola e cada um joga o que quer.


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