efdeportes.com
Basquetebol sobre rodas:
um esporte facilitador para a inclusão

   
Professor de Educação Física.
Mestre em Educação Especial - Univ. Federal de São Carlos - UFSCar.
Doutorando em Educação Especial - UFSCar.
 
 
Douglas Roberto Borella
douglasedufisica@yahoo.com.br
(Brasil)
 

 

 

 

 
Resumo
     A popularidade do basquetebol, praticado tanto por pessoas andantes como por pessoas com deficiência física, e a evolução dos estudos relacionados à área da Atividade Motora Adaptada nos últimos tempos atuais, motivou-nos a pensar em um estudo que buscasse caracterizar os praticantes desta modalidade esportiva. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos: a) levantar informações sobre a equipe de basquetebol sobre rodas do município de Foz do Iguaçu/PR; b) identificar as características dos praticantes de basquetebol sobre cadeira de rodas; c) averiguar as percepções dos praticantes identificados sobre o impacto do basquetebol em suas vidas. O estudo mostrou-nos que todo ser humano tem suas dificuldades como também potencialidades, e que como profissionais da Educação Física devemos dar oportunidade para que toda pessoa, seja ela atleta ou aluno, com algum tipo de deficiência ou não, tenha a oportunidade de poder mostrar tais potencialidades, cada qual de seu modo, conforme suas particularidades.
    Unitermos: Atividade motora adaptada. Basquetebol sobre rodas. Educação Física.
 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 115 - Diciembre de 2007

1 / 1

Introdução

    A inclusão passou a ser um desafio para todos os segmentos da sociedade. Os profissionais da Educação Física, também inseridos nesse contexto, vêem-se diante desta situação. A prática de atividades esportivas favorece a melhoria dos aspectos físicos e motores, melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de socialização entre as pessoas, independente da presença ou não de deficiências. Torna-a mais independente para a realização de suas atividades diárias e faz com que a sociedade conheça melhor as suas potencialidades. No aspecto psicológico, o esporte melhora a auto-confiança e a auto-estima, tornando as pessoas otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.

Basquetebol sobre rodas

    A pessoa com deficiência fisica, a despeito de alguma limitação, possui as mesmas necessidades básicas de outra pessoa qualquer, diferenciando, apenas, quanto ao aspecto motor. Apesar de sua aparência física, também quer ter sucesso, reconhecimento, aprovação e ser desejado. (MATTOS, 1994).

    Para contribuir com o sucesso dessas pessoas, a prática de atividade física e/ou esportiva pode proporcionar a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir enfermidades secundárias à deficiência e promover a integração e inclusão social. (LOPES, 2005).

    O Basquetebol sobre rodas é considerado por muitos como um dos esportes mais atrativos, dinâmicos e emocionantes, entre aqueles praticados em cadeira de rodas. A popularidade do basquetebol, praticado tanto por pessoas andantes como por pessoas com deficiência física, e a evolução dos estudos relacionados à área da Atividade Motora Adaptada nos últimos tempos atuais, motivou-nos a pensar em um estudo que buscasse caracterizar os praticantes desta modalidade esportiva.

    Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos: a) Identificar as características dos praticantes de basquetebol sobre cadeira de rodas do município de Foz do Iguaçu/PR; b) averiguar as percepções dos praticantes identificados sobre o impacto do basquetebol em suas vidas; e c) levantar informações sobre a equipe de basquetebol sobre cadeira de rodas.


Metodologia

População e amostra

    Os participantes deste estudo foram 13 atletas e o técnico da equipe de basquetebol sobre rodas do município de Foz do Iguaçu, PR. A idade dos atletas variou de 21 anos a 52 anos.

Basquetebol sobre rodas


Procedimentos para a coleta de dados

    Primeiramente, entrou-se em contato com o técnico da equipe de basquetebol sobre rodas de Foz do Iguaçu/PR e, por meio dele, foi estabelecido o contato com os atletas, no local dos treinamentos. As entrevistas foram realizadas na sala do departamento de esporte do Ginásio onde os mesmos realizavam as atividades.


Discussão e conclusão

    Os dados obtidos neste estudo confirmam os dados da literatura que apontam para o papel fundamental do esporte adaptado para o desenvolvimento do ser humano. Através da vivência deste esporte por pessoas com características distintas umas das outras, conseguem melhorar sua perspectiva de vida, uma vitória para quem, conforme declarações, se via perdido em um mundo muito diferente do que eles estavam acostumados a viver.

Basquetebol sobre rodas

    Além de desvendar características pessoais importantes, o estudo proporcionou visualizar uma melhora na condição de vida destas pessoas, por meio da inclusão social. Os dados obtidos neste estudo confirmam os dados da literatura que apontam para o papel fundamental do esporte para o desenvolvimento do ser humano. Através da vivência deste esporte, conseguem melhorar sua perspectiva de vida, uma vitória para quem, conforme declarações se viam perdidos em um mundo muito diferente do que eles estavam acostumados a viver.

    Relatam também que houve uma melhora em relação à inclusão na sociedade, que com o esporte adquiriram mais espaço, ficaram conhecidos. Comentam que até então, não existiam para a sociedade, e após as apresentações e as competições abriram-se as portas da cidade e começaram a conhecer outras pessoas, fazendo novas amizades.

Basquetebol sobre rodas

    Não obstante, observou-se que a força de vontade e a busca por uma atividade física trouxeram benefícios aos atletas: melhoria na qualidade de vida, apoio no combate ao stress físico e psicológico, convívio com outras pessoas de cidades diferentes quando das apresentações e competições, integração com a sociedade; e, o que teve maior evidência foi à melhora da auto-estima, muitas vezes, perdida por ignorância de pessoas que nem sequer estendem a mão para ajudar na superação da deficiência e na adaptação a nova vida.

    Sabe-se que ainda há muitas barreiras a serem vencidas, sendo necessário que as diferenças sejam respeitadas garantindo a igualdade de oportunidades e promovendo meios de acesso à felicidade a qual todos têm direito.

    O estudo mostrou-nos que todo ser humano tem suas dificuldades como também potencialidades, e que como profissionais da Educação Física devemos dar oportunidade para que toda pessoa, seja ela atleta ou aluno, com algum tipo de deficiência ou não, tenha a oportunidade de poder mostrar tais potencialidades, cada qual de seu modo, conforme suas particularidades.

Basquetebol sobre rodas


Referências bibliográficas

  • LOPES, R. F. A. Esporte Adaptado. Disponível em: www.efesportes.com/ef51/esporte.htm. Acessado em: 06 de abril de 2005.

  • MATTOS, E. Educação Física e o desporto para pessoa portadora de deficiência. Local: Ministério dos Esportes. Curso de atualização. Convênio SESI/INDESP, 1994.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Google
Web EFDeportes.com

revista digital · Año 12 · N° 115 | Buenos Aires, Diciembre 2007  
© 1997-2007 Derechos reservados