Orkut e lazer: reflexões sobre as comunidades categorizadas como esporte e lazer | |||
Mestranda Programa de Pós Graduação em Educação Física Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) |
Karla Cristina Mathoso da Silva mathosok@hotmail.com |
|
|
Texto apresentado em comunicação oral no Enarel 2006, Curitiba/PR.
|
|||
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 109 - Junio de 2007 |
1 / 1
Orkut no lazer e lazer no Orkut
Dentre as variadas formas de interação do ser humano encontramos as mídias como uma das possibilitadoras de práticas de Lazer presentes em nosso cotidiano. Estas relações são muito fortes principalmente no universo das culturas juvenis. Muitas são as indagações que me instigaram a realizar esta pesquisa: Este convívio também educa? Qual é o conceito que os "orkutianos" possuem de lazer? Qual é a importância dos professores e profissionais de Educação Física estarem antenados nesta rede que entrelaça o nosso dia a dia, com as mais diversas contribuições positivas e negativas? Como agir? Devemos ir para além da reflexão e trazer esta discussão para nossas aulas? Estes e outros questionamentos permeiam este estudo que tem como objetivo central identificar quais são e como são os perfis das comunidades do Orkut que estão categorizadas como "Esporte e Lazer", assim como analisar de que forma se dá esta categorização a luz do entendimento de seus criadores sobre o que é o "Lazer". Nesta pesquisa exploratória, a busca dos dados ocorreu pelo acesso a minha página pessoal do Orkut, onde acessamos "comunidade", e em "todas as comunidades" escolhemos a categoria "Esporte e Lazer", para desta forma analisar as comunidades encontradas. A averiguação do que os criadores das comunidades consideram como Lazer foi realizada com um total de 1000 comunidades.
Porque pesquisar sobre o Orkut e suas relações com Lazer?
Primeiramente devemos conhecer um pouco sobre o Orkut. Trata-se de um software social que alcançou grande popularidade entre os internautas, principalmente entre os brasileiros. Ele foi lançado em janeiro de 2004 pelo Google, seu criador foi de um engenheiros chamado Orkut Buyukkokten. O Orkut apenas permite a entrada de pessoas convidadas por outras pré-cadastradas, neste sentido, sua idéia foi construir uma rede social a partir dos laços já verificados pelos indivíduos na vida concreta. Para tanto devemos entender rede social como uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.
"Uma estrutura em rede (...) corresponde também ao que seu próprio nome indica: seus integrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou através dos que os cercam. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. Não há um "chefe", o que há é uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo." (WITHAKER, 1998)
As redes sociais na internet estão sempre abertas à entrada de novos membros que aceitem as regras de intercomunicação estabelecidas, estas podem e devem ser revistas à medida que a rede realiza seus objetivos ou define novos objetivos. O auto-desligamento de qualquer de seus membros não deve, por outro lado, constituir problema, para que se assegure a plena liberdade de opção de cada um. Recuero (s/d) nos explica que o Orkut é uma rede social na internet que funciona basicamente através de perfis e comunidade. Os perfis são criados pelas pessoas ao se cadastrar, que indica também quem são seus amigos. O nosso objeto de estudo se refere as comunidades, estas são criadas pelos indivíduos e podem agregar grupos, funcionando como fóruns, com tópicos e mensagens. É possível buscar comunidades com um único termo digitado no campo de busca na página de comunidades por idioma ou em 28 categorias, que são, Atividades, Alunos e Escolas, Artes e Entretenimento, Automotivo, Negócios, Cidades e Bairros, Empresa, Computadores e Internet, Países e Regiões, Culturas e Comunidade, Família e Lar, Moda e Beleza, Culinária, Bebidas e Vinhos, Jogos, GLS (Gays, Lésbicas e Bi), Governo e Política, Saúde, Bem-estar e Fitness, Hobbies e Trabalhos Manuais, Pessoas, Música, Animais de estimação ou não, Esportes e Lazer, Religiões e Crenças, Romances e Relacionamentos, Escolas e Cursos, História e Ciências, Viagens e outros.
Cada comunidade possui um moderador que autoriza ou não a entrada de um novo perfil, no caso da comunidade ser "fechada". Se ela for "aberta", qualquer um pode entrar. Quando algum perfil comete algum ato impróprio na comunidade, ele também pode ser banido pelo moderador temporariamente ou infinitamente. Segundo Falceta (2005) mais da metade dos "orkutianos" é de brasileiros, fato que até hoje é motivo de polêmicas entre pesquisadores da comunicação, sociólogos, antropólogos e psicólogos. Estendo tal interesse para a Educação Física, uma vez que o Orkut trás "reflexões" sobre a Educação Física e suas áreas de atuação e conhecimento, nós professores e profissionais da Educação Física temos que refletir profundamente sobre o envolvimento de nossos alunos com esta rede, e principalmente fazer com que os próprios alunos reflitam sobre os conteúdos constantes neste meio do qual são integrantes.
"Point de torcedores, praticantes e bons vivants"
Esta é a descrição da categoria "Esporte e Lazer" presente no Orkut, pela chamada já temos uma noção do que nos espera. Características como criatividade, espontaneidade, elaborações/ projeções, permeadas no lúdico e a finalidade de elevação cultural do Ser Humano, estas foram às referências de aproximação ou afastamento do entendimento sobre Lazer presentes nas comunidades e o entendimento dos profissionais da Educação Física, uma vez que o conceito de Lazer que embasa esta pesquisa é de Souza (2002)
"O Lazer é uma atividade humana, realizada no tempo livre do trabalho que procura atender às necessidades originadas das relações sociais constituídas no processo de produção da existência. Trata-se de uma prática social que aponta para a efetivação de atividades possibilitadoras e estimuladoras do desenvolvimento das capacidades humanas de auto expressão. Resultando na possibilidade de se dar vazão à características essencialmente humanas, tais como: criatividade, espontaneidade, elaborações/ projeções, permeadas no lúdico, tendo como finalidade a elevação cultural do Ser Humano".
Ao entrarmos nas comunidades do Orkut que estão categorizadas como esporte e lazer verificamos o predomínio do esporte, são raras as comunidades que podemos considerar específicas do lazer. Ao lermos os nomes de algumas dessas comunidades surgem dúvidas do porque destas comunidades estarem com tal categorização já que não tem características do esporte e do lazer, exemplos: "eu adoro ganhar presentes", "faço educação física! Ta com inveja?", "Carioca manda paulista obedece?", "Já me viu agora vai lá contar (dedo duro)?", "Eu já fiz um(a) corno(a)?", "Eu mexo com as pessoas na rua?", "Mordedores de bochecha?", "Ai caralho (expressão qdo faz algo de errado)?", "Eu odeio malaco?", "cacete, faz certo sua anta?", "ihhh! me perdi!", "adoro/(sou) homens de preto", "senti-se mal ?", "penetras em festas", "denise com "s" e não com "z"!", "eu adoro peidar", "sou brasileiroª de coração", "motos e carros tunados!!!", "pergunta idiota pro vendedor, ai caralho!!", "eu já mijei na piscina", entre outras.
Dentre estas que se distanciam dos conceitos de "Esporte e Lazer", mas que seus criadores categorizaram como tal estão as comunidades cuja o tema gira em torno do corpo, como: "A Arte De "Puxar Ferro"", "Eu Malho E Nao Uso Bombas", Principalmente O Feminino, Para Exemplificar: "Eu Amo Bunda De Mulher" E "Mulheres Que Jogam Capoeira".
Outras comunidades aos quais me fizeram questionar se realmente existe um entendimento de seus criadores sobre "Esporte e Lazer" são as comunidades: "Montinho", "hoje não" ("voadeira" nas costas), "joquempô", "arrotar?"(sociedade do arroto) e "armas de fogo?". Penso que não existe relação alguma com a temática, pelo menos não da forma que seus autores descreve: Esportes. Mais um vínculo que não tem explicação são as comunidades que fazem apologia ao uso de bebidas alcoólicas, ou propagandas de bares como: "história da cerveja original", "já fui carregado pra casa", "Cervejaria Paulista Guarulhos", "Prudente StrickNation BH", "VaMo ToMaR uMaS !!!!!!!!!!!". Por que categorizá-las como "Esporte e Lazer"? Essa lógica é não é nem um pouco lógica.
Em relação a números encontra-se no site como resultado da pesquisa um total que ultrapassa 1000 comunidades, porém esta quantia não é verdadeira já que existem várias comunidades repetindo-se duas ou três vezes em páginas distintas. Podemos perceber também que várias comunidades não possuem seu tema plagiado, tratam-se meras cópias de comunidades já existentes, onde modificaram apenas o time, como nestes exemplos: "meus filhos serão corinthianos" e "meu filho vai torcer pro Fortaleza"; Vasco desde criancinha" e "Palmeiras desde criancinha".
Percebe-se o predomínio do Futebol como temática das comunidades, este é utilizado de várias formas, ou seja, o Futebol como pano de fundo de declaração do amor ao esporte, para exaltação de ídolos, exaltação e/ou paixão pelos times nacionais e internacionais, exaltação das mulheres (seus atributos físicos e conhecimento das regras do esporte), decepção da copa 2006 e a esperança para próxima; assim como comunidades das torcidas organizadas, acessórios esportivos, de comunidades ofensivas e preconceituosas (destratando treinadores, árbitros, jogadores, etc.) e outros temas como os estádios de futebol, o futebol de rua, o futebol na web, os torneios em geral, os clássicos (ex: Gre-Nal) e as mascotes dos times.
Outros esportes também são contemplados e enautecidos, assim encontramos comunidades referentes a prática do Skate, Voleibol, Vale Tudo, Esportes Radicais, Handebol, Off road Motos e/ou Carros, Trilhas, Muahy thai, Basquetebol, Paraquedismo, Boxe, Ginástica Olímpica, Streetball, Stock Car, Futsal, Volêi de Praia, Surf, Body board, Aikido, Tae kwon Do, Judô, Downhill & Freeride mtb/Brasil, Baseball, Hockey e Natação. As propostas dos criadores giram em torno de ídolos, treinamento, equipes e brincadeiras.
Saudosismo da época da infância parece ser um tópico bastante atraente, já que aparece muitas vezes relembrando brincadeiras, jogos e programas que faziam na infância. A infância também está presente na atualidade em comunidades que em homenagem bonecas e personagens de filmes infanto-juvenis atuais, estes são alguns exemplos: "Quem fez minha caricatura?" (episódio do programa do Chaves), "Meu assunto é só Harry Potter", "Os Dragon ball fumam maconha", "Seu Madruga, um fumante", "Eu assistia ao Jaspion" e "Eu curto Harry Potter e RBD". Percebe-se aqui a forte relação com a mídia, principalmente a televisiva, além do saudosismo dos programas da "nossa" e "outras" infâncias, verificamos que a mídia esportiva também é alvo da gama de temas das comunidades, principalmente quando se trata das comunidades "eu odeio ..." (eu odeio Galvão Bueno, eu odeio a Globo, são alguns exemplos).
Apesar de todos esses apontamentos que demonstram o fato da categorização dada pelos criadores das comunidades destoarem das características fundamentais do Lazer, felizmente encontramos outras comunidades que demonstram uma aproximação. Estas últimas trazem como possibilidades de lazer o cinema, curtir filmes no dvd ou na tv a cabo, assistir programas esportivos televisivos, paquerar, jogar vídeo-game, ir pra "balada", brincar em parques de diversão, jogar capoeira, filosofar sobre a vida num belo lugar ao pôr/nascer do sol, acampar, jogar sinuca, participar ou assistir peças teatrais, desenhar caricaturas, viajar/turismo (incluindo descrição de cidades turísticas), fitness, ouvir rádio, patinar, curtir a companhia dos amigos num barzinho, dançar, jogar bolinha de gude, assistir comédias, pescar, participar de festas tradicionais de determinada cultura (ex. vaquejada), ficar de "pernas pro ar" (ócio) por tempo indeterminado, compor músicas e escrever poemas, pular no carnaval fora de hora, fazer parte de uma banda, jogar paintball, ser religioso, passear no shopping, jogar taco (bets), contemplar a natureza, participar do escotismo, nadar, curtir o sol/bronzear ou "lagartear", brincar/descansar na beira /dentro da piscina e andar de bicicleta.
Algumas reflexões sobre Lazer "orkutiano"
Conforme as informações constantes no próprio Google e na Wikipédia o Brasil é o país com o maior número de membros, superando inclusive os EUA. Aproximadamente 73,81% dos usuários do sistema, aproximadamente 15 milhões de usuários, são brasileiros. Esse número não apresenta muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário, ou declaram residir em outros países. Grande parte da sociedade não compreende o significado do Lazer, tem a concepção vigente pelo senso comum. Nós, os profissionais da EducaçãoFísica, somos peça integrante do lazer e ele objeto integrante do nosso trabalho. Muitos destes "orkutianos" estão presentes em nossa atuação profissional, assim somos responsáveis por muitos entendimentos que se encontram distorcidos nas comunidades do Orkut, a exemplo do Lazer que foi o tema desta investigação.
Acredito que a própria categoria sugerida no Orkut já induz a idéia de que Esporte e Lazer são sinônimos e talvez este seja o entendimento da maioria dos criadores das comunidades, pois, o predomínio do esporte sobre outras opções é muito evidente. Outras possibilidades de Lazer como: artes e entretenimento, culturas e comunidade, jogos, hobbies e trabalhos manuais, estão agrupadas de forma separada e sem vínculo com lazer, o que talvez confunda ainda mais o pensamento daqueles que querem criar comunidades baseados no tema Lazer. Assim, podemos considerar que o número expressivo de comunidades de "Esporte" sobrepõe as de "Lazer", devido ao fato deste último estar espalhado em outros agrupamentos, reduzindo às possibilidades de vínculo nesta categoria.
Na análise e discussão dos dados ficou claro que existe um grande afastamento do que a Educação Física entende por Lazer e suas características primordiais como: criatividade, espontaneidade, elaborações/ projeções, permeadas no lúdico, tendo como finalidade à elevação cultural do Ser Humano. Também acredito que como professores de pessoas que utilizam estas comunidades, principalmente os jovens, devemos trazer esta discussão para a aula. Já que o Lazer e o Esporte estão sendo muito mal vistos nessas comunidades, deveríamos aproveitar esta mesma ferramenta para que nossos alunos refletissem sobre o verdadeiro significado de ambos, mas principalmente reforçar o debate para esclarecimentos sobre o Lazer.
Referências
FALCETA Jr, Walter. Viagem pelo universo do ódio e da intolerância (22 fev. 2005) Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=317ENO001 Acesso realizado em 25 ago 2006.
RECUERO, Raquel da Cunha. Dinâmicas de Redes Sociais no Orkut e Capital Social. UCPEL/UFRGS. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/actual/11daCunha.pdf Acesso realizado em 25 ago 2006.
SOUSA, Iracema Soares de. Tempo livre com lazer do trabalhador e a promessa de felicidade. Tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2002.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Rede_social&oldid=2669196. Acesso em: 25 Ago 2006
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Orkut&oldid=3053950. Acesso em: 25 Ago 2006
WITHAKER, Francisco. Redes: Uma estrutura Alternativa de Organização (1998) Disponível em: http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_estrutalternativa.cfm Acesso realizado em 25 ago 2006.
revista
digital · Año 12
· N° 109 | Buenos Aires,
Junio 2007 |